A dança é uma das três principais artes ,ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na generalidade a Dança é acompanhada pela Música traduzindo o resultado em sequências de passos ou movimentos corporais.
Actualmente, a dança manifesta-se nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo tendo elementos em comum.
A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias dos media, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.
Actualmente temos um grande número de danças, desde as mais clássicas ás "StreetDance".
Pode-se actualmente verificar através da dança, o contexto que ela está inserido e muitas vezes as classes sociais por ela interpretada.
A grande ascensão pode ser comprovada com o facto de actualmente existir inúmeras escolas de dança, e cursos universitários para os amantes desta arte.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário